II Conferência Estadual de Juventude



A II Conferência Estadual da Juventude, convocada pelo Governador Cid Gomes, é o maior e mais democrático espaço de participação dos jovens cearenses. O objetivo da Conferência é avaliar as políticas de juventude executadas em território cearense com o intuito de elaborar diretrizes para a construção da política estadual de juventude através do Sistema Estadual e Nacional de Políticas Públicas de Juventude e do Estatuto da Juventude.

O que é a II Conferência Estadual de Juventude?
É uma das etapas da II Conferência Nacional de Juventude, onde a população jovem cearense irá debater e avaliar temas de interesse coletivo. O evento terá com tema principal Juventude e Desenvolvimento.

Quais eixos serão debatidos?
Serão avaliadas as Políticas Públicas de Juventude (PPJ's) no período de 2007/2011 e estabelecidas as novas diretrizes para o próximo período 2012/2015 do Governo do Estado do Ceará. O Governo irá divulgar os investimentos, os projetos e ações desenvolvidas  para e com os jovens, além de garantir a ampliação do que está sendo bem sucedido, acolher novas demandas, aprimorar e inovar nas políticas públicas de juventude. Além disso, serão construídas as diretrizes para o Sistema Estadual de Juventude e Estatuto da Juventude, a serem encaminhados para ALCE.

Quem pode participar da II Conferência Estadual de Juventude?
Embora seja uma conferência de juventude, toda a sociedade é convidada a participar:

Como participar da II Conferência Estadual de Juventude?
O Governo do Estado do Ceará vai realizar 13 etapas territoriais e uma etapa final,  além das conferências municipais. Verifique a data em seu município. Os municípios realizarão as etapas municipais.

Como se inscrever para conferência?
As inscrições das etapas territoriais serão feitas, antecipadamente, pelo site:  HYPERLINK " http://www.ceara.gov.br/conferenciadejuventude, lembrando que cada participante só poderá inscrever-se para uma etapa territorial. A confirmação da inscrição ocorrerá após o preenchimento da ficha. Haverá inscrições também em vários órgãos do Governo do Estado do Ceará. No site, você poderá conferir a lista dos locais das inscrições presenciais. Garanta sua vaga.
Outras atividades durante a II Conferência Estadual de Juventude:

- Caravana Social Contra o Crack: o objetivo da caravana, realizada em parceria do Governo do Estado, através do Gabinete do Governador e Secretaria de Saúde, e a Cufa, é instituir vários núcleos de enfrentamento ao crack e outras drogas.

- IV edição da Feira do Emprego e Estágio: o objetivo é reunir o público que quer se inserir ou se reinserir no mercado de trabalho. A feira será a culminância do processo anual de empregabilidade, em parceria com o Instituto IDHEA, Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e vários outros parceiros.

- Feira da Agricultura Solidária dos alunos do ProJovem Campo/CE: os alunos  irão comercializar os produtos cultivados por eles nas aulas práticas.

- Show artístico: Durante a II Conferência Estadual da Juventude  haverá show artístico com o objetivo de integrar, ainda mais, os jovens presentes ao evento.