ao vivo

Limoeiro e outros 3 municípios fazem do Ceará o 3º maior exportador de mel


Limoeiro do Norte, Cascavel, Crato e Aquiraz foram os municípios do Ceará responsáveis por 97,49% do total deste produto enviado ao Exterior. 


 O Estado do Ceará é o terceiro maior exportador e o sexto maior produtor de mel no País, representando um total de US$ 12,7 milhões em 2011. Isso é o que mostra uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Segundo o estudo, a produção de mel no Estado aumentou 322%, em dez anos, o que elevou de 3% para 7% a participação.
Limoeiro do Norte, Cascavel, Crato e Aquiraz  foram responsáveis por 97,49% do total deste produto enviado ao exterior em 2011. Fortaleza também faz parte do grupo de melhores exportadores de mel do Ceará. A produção de mel no Ceará passou, em dez anos (2000/2010), por um crescimento de 322% e hoje ocupa a sexta posição entre os estados do Brasil, elevando de 3% para 7,3% sua participação na produção nacional de mel.
O Ceará exportou mel para sete países no ano de 2011 e – assim como acontece com o restante das exportações brasileiras de mel – os Estados Unidos foram o principal mercado comprador, recebendo mais de 77% de todo o mel que foi exportado.
A pesquisa completa você confere no site do Ipece www.ipece.ce.gov.br

 REPÓRTER: MELQUÍADES JÚNIOR
Fonte:  Diário Vale do Jaguaribe