ao vivo

Tragédia em Santa Maria causa comoção ao redor do mundo

Incêndio em boate gaúcha deixou ao menos 231 mortos


O governo chinês declarou hoje (28) "pesar" pelas vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. "Sentimos profunda dor pelo grande número de vítimas causado pelo incêndio e manifestamos o nosso sentido pesar", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hong Lei.

A declaração das autoridades chinesas foi divulgada no início da manhã pela Agência Lusa, de Portugal, que descreveu o incêndio na cidade universitária gaúcha, destacando que o número de feridos ultrapassou o de 160 vítimas. A tragédia que matou 231 pessoas, a maioria estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, foi repercutida pelas principais agências de notícias internacionais.

A agência argentina Telam destacou que "a comoção provocada pela tragédia" levou a presidenta Dilma Rousseff a antecipar sua viagem de retorno ao Brasil e decretar luto de 3 dias. Dilma estava em Santiago, no Chile, onde participava da 1ª reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE).

Em mais de uma página, a matéria veiculada pela Telam ainda relata a visita da presidenta ao hospital de Santa Maria que mais recebeu vítimas do incidente.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também disse que ficou abalado com o incêndio na Boate Kiss.

Em uma nota, o porta voz da ONU descreveu que Ban Ki-monn “ficou especialmente comovido com a notícia do grande número de jovens, incluindo estudantes universitários, que, segundo relatos, faleceram como resultado do fogo”.

O incêndio ainda causou indignação na vizinha Argentina, onde um acidente parecido causou 194 mortes há oito anos. “Mais uma vez, vemos que a vida dos jovens não é levada em consideração, o que importa é o lucro”, disse um comunicado emitido pela organização Que No Se Repita Mas (Que Não Se Repita Mais), formada por sobreviventes e pais de vítimas da tragédia do Cromanon – a boate do centro de Buenos Aires que pegou fogo em 2004.

“Sentimos que a história está se repetindo e que ninguém aprendeu com os nossos erros”, disse Eduardo Azevedo, em entrevista à Agência Brasil. Desde que seu filho de 19 anos morreu no incêndio do Cromanon, o advogado tem dedicado o tempo a buscar os culpados para levá-los ao banco dos réus. “É triste reconhecer isso, mas temos muita experiência em lidar com a dor da perda e com a busca e punição dos responsáveis. Vamos colocar nossa experiência à disposição do Brasil”.

A Boate Cromanon, que fica a metros da sede do governo de Buenos Aires, continua fechada. Ao lado, foi erguido um altar em homenagem aos mortos e 700 feridos da tragédia. O incêndio ocorreu no dia 30 de dezembro de 2004, quando milhares de jovens assistiam ao show do grupo Callejeros. Minutos depois de começar o espetáculo, soltaram um sinalizador, que provocou um incêndio. Quando os jovens tentaram escapar, descobriram que a porta de emergência estava trancada com cadeado – uma proteção contra penetras, que não pagam entrada.

“As coincidências das duas tragédias são enormes: um show público, em um lugar lotado de gente, sem suficientes saídas para escapar em caso de emergência”, disse Azevedo. “No fundo, o culpado é um só, a corrupção. Se os locais noturnos fossem controlados como devem ser, esse tipo de imprevisto não teria consequências tão graves”, acrescentou.

Por causa da tragédia do Cromanon, mais de 20 pessoas – entre elas o empresário dono da boate e os músicos do grupo Callejeros, além de funcionários públicos, policiais e bombeiros – foram presos e condenados a penas até dez anos. “O que nos chama a atenção é que cometemos o mesmo erro mais de uma vez”, disse Azevedo. Ele lembrou que houve incidente parecido no Peru.

Papa envia telegrama

O papa Bento XVI se declarou "consternado" pelo trágico incêndio e disse que compartilha "a dor" de todos os atingidos, ao mesmo tempo em que ora e pede conforto para os feridos.
Em um telegrama de pêsames enviado em nome do pontífice pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, ao arcebispo da cidade de Santa Maria, monsenhor Hélio Adelar Rubert, Bento XVI manifestou sua "participação na dor" dos familiares.
"Consternado pela trágica morte de centenas de jovens em um incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontífice pede que sejam transmitidos aos familiares das vítimas seus pêsames e participação na dor de todos os atingidos", afirma o texto divulgado pelo gabinete de imprensa do Vaticano.
"Confio a Deus Pai Misericordioso os falecidos e peço ao Céu conforto e melhoras para os feridos", escreveu.

Lady Gaga homenageia vítimas

A diva pop Lady Gaga manifestou sua solildariedade aos familiares e amigos das vítimas do incêndio. Depois de uma seguidora da cantora americana no Twitter pedir que ela rezasse por seu fã Luiz Felipe, morto na tragédia, Gaga tuitou: "Meu coração está com você, Brasil".

Em seguida, escreveu que estava rezando pelas famílias e amigos que perderam seus entes queridos no incêndio. "Eu estou pensando em vocês hoje durante esta tragédia", registrou no Twitter. Uma hora depois, Lady Gaga postou uma foto em que aparece de olhos fechados e com as mãos em posição de oração, com o hashtag #prayforSantaMaria (reze por Santa Maria, em inglês).

Fonte: ISTOÉ