ao vivo

Quixeré terá Cadeia Reformada

Em Quixeré, termina no dia 29 de julho, o prazo de 90 dias dado pela juíza Flávia Setúbal de Sousa Duarte sobre o pedido de antecipação da tutela proposto pelo promotor de Justiça, Cleiton Sena de Medeiros.

Com base no pedido do Ministério Público, a magistrada ordenou que fosse reforçada a estrutura física do estabelecimento prisional, sobretudo o forro do prédio, fornecendo condições adequadas de higiene que atendam aos ditames do relatório elaborado pela vigilância sanitária. Além disso, deve-se melhorar a segurança por meio da construção de uma guarita elevada no local.

Precariedade
A cidade de Quixeré possui apenas uma cadeia, a situação é precária, "uma vez que o prédio é bastante antigo, possui baixa capacidade de alojamento, além de não atender aos parâmetros legais relativos à salubridade, segurança interna e higiene, além de se situar em local inapropriado, permitindo fácil exposição aos transeuntes, pois não conta sequer com muros de isolamento", afirma a juíza.

A estrutura precária e a carência de efetivo nestas duas cadeias refletem, todos os anos, em fugas ou tentativas. Em fevereiro de 2011, o detento Rafael Vieira da Silva, 20 anos, conseguiu fazer um buraco na parede da cadeia de Icapuí, no entanto, foi pego antes de fugir.
Font: Diário do Nordeste