ao vivo

Maçonaria convoca Homes para Exame grátis da próstata em Limoeiro do Norte

Homens são o público alvo da campanha que começa hoje e se encerra amanhã, com atendimento gratuito
Limoeiro do Norte. Um mal que todos os dias atinge um número maior de brasileiros, o câncer de próstata é foco de campanha de prevenção hoje e amanhã neste Município. O objetivo é a prevenção e o tratamento que, na fase inicial, detém grande percentual de cura.

Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde e a Loja Maçônica Deus e Harmonia convocam os homens adultos para a realização de um exame que é simples e que pode fazer muita diferença na saúde.

Se diagnosticado em estágio inicial, o câncer de próstata é curável em 90% dos casos. Preconceito quanto ao exame e desconhecimento quanto aos riscos da doença são o grande desafio dos profissionais da saúde para levar os homens aos hospitais. Para isso, a família é apontada como um grande aliado.

Todos os anos, uma média de 50 mil novos casos de câncer de próstata são registrados no Brasil. Duas décadas atrás, a doença era mais comum em homens a partir de 60 anos, mas hoje tem acometido cada vez mais homens na faixa etária entre 40 e 50 anos.

Embora ainda não seja possível evitar o câncer, os estudos em saúde apontam que uma das prováveis causas do aparecimento da doença em homens mais jovens está relacionado aos hábitos alimentares. É recomendado, por exemplo, pouca ingestão de gordura animal, assim como abundante alimentação vegetal. O exame de toque retal é considerado imprescindível, e o exame leva apenas de cinco a sete segundos.

Exames
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os exames serão feitos no Hospital Regional Deoclécio Lima Verde. Durante todo o dia de hoje (quinta) e de amanhã haverá médico e enfermeiros à disposição.

"É importante ressaltar que os homens que vierem fazer o exame não precisam se preocupar, pois será atendido de forma segura e discreta por competentes profissionais", afirma o secretário de saúde José Wellington. Ele aponta que acabando a cultura do preconceito quanto à doença, bem como aumentando a consciência das vantagens de um exame preventivo, a vida de muitos ´pais de família´ será preservada. A enfermidade ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e se multiplicam sem controle.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte
Região do Vale do Jaguaribe
Telefone: (88) 3423.1165

Fonte: Diário do Nordeste
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1041533