ao vivo

Utilização da Química no cotidiano Jaguaribano

Fabricação de iogurtes caseiros em Icapuí,
à base de algas marinhas, é um dos processos
químicos  (MELQUÍADES JÚNIOR)
Popularizar o conhecimento científico é uma das metas de simpósio que acontece no Ano da Química
Limoeiro do Norte. Ressaltando a importância do estudo da Química para o conhecimento aplicado ao cotidiano, teve início ontem o 3º Simpósio de Química do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte. O encontro científico acontece em pleno Ano Internacional da Química, e tenta aproximar estudantes, pesquisadores e professores do estudo dessa área da ciência exata. E comprovar que ela é relevante na sala de aula por sua importância no dia a dia. Da produção de queijo coalho, fabricação de iogurtes caseiros, ou mesmo na prevenção de complicações de feridas e lesões no atendimento ambulatorial.

Ontem à noite, na abertura, foi proferida palestra pelo professor Hugo Braibante, primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). O simpósio acontece até a próxima quinta-feira.

O tema central é "Professores e Pesquisadores: uma união Fundamental para Construção do Aprendizado". E o estudo dos conhecimentos científicos levam à aplicação cotidiana para o bem conforme for usado pela sociedade.

Palestras e oficinas
São pelo menos quatro grandes palestras, várias oficinas e 20 mini-cursos sobre diversos temas, como "O uso da química na prevenção das complicações e lesões na pele", "Introdução à química de óleos e gorduras", "A fabricação de iogurte caseiro", "Propriedades, características e aplicações de polímeros naturais e sintéticos", "O processo sol-gel na síntese de novos materiais", entre outros.

Abrindo a primeira palestra, o professor doutor Hugo Braibante, da Sociedade Brasileira de Química, falou sobre o "Ano Internacional da Química e o seu uso para um mundo melhor". Hoje, a professora doutora Judith Pessoa de Andrade Feitosa falará à noite, da "Celebração das grandes descobertas, últimos avanços científicos e tecnológicos da Química". O simpósio acontece na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, da Uece.

Tem patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (Cnpq) e apoio da Uece, do IFCE, Conselho Regional de Desenvolvimento da Educação de Russas e Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.

MAIS INFORMAÇÕES:
3ºSimpósio de Química do Vale do Jaguaribe, Faculdade de
Filosofia Dom Aureliano Matos
Limoeiro do Norte, (88)3423.6963


 Repórter: Melquíades júniorFonte: Diário do Nordeste