ao vivo

Cruz Peregrina chega ao Ceará

Jovens de diferentes gerações
saúdam a Cruz que percorre o mundo
Bispo de Sobral, dom Odelir Magri, diante
da Cruz Peregrina na manifestação Bote
Fé Sobral, que reunião jovens católicos
FOTO: PAULO VASCONCELOS
Em 1984, o então papa João Paulo II deu o sopro de fé que originou a peregrinação da cruz que hoje ganha o mundo
Limoeiro do Norte Um ícone religioso que percorre o mundo, um pedaço de madeira carregado de significado, uma cruz em que a fé pesa mais que a própria massa de que é composta. Está passando pelo Ceará a Cruz Peregrina, que já foi tocada pelas mãos de fiéis nos cinco continentes. O símbolo da fé cristã católica é recebido em cortejos, especialmente com os jovens, pelas cidades grandes e pequenas. Não importa a força ou o tamanho de quem se aproxima para tocar a Cruz do Ano Santo. A fé, num misto de devoção e agradecimento, é a âncora.

Benta há 28 anos pelo então Papa João Paulo II, a Cruz está percorrendo os Municípios das nove dioceses católicas no Ceará tendo a companhia do "Ícone de Nossa Senhora". Após Sobral e Limoeiro do Norte, os fiéis aplaudirão o símbolo de fé a partir de hoje no Crato.

"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". Dito isso no ano de 1984, o então papa João Paulo II deu seu sopro de fé a guiar (ou ser guiado) pela Cruz Peregrina nas mãos dos jovens na Basílica de São Pedro, em Roma. Iniciou-se ali a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Missão
Desde então, a Cruz Peregrino percorre o mundo: Europa, América, Ásia, Africa e Oceânia. Dez anos depois, em 1994 a cruz segue a missão de passar pelas dioceses de cada país que sediar a Jornada Mundial da Juventude. Neste ano, será no Brasil, e a juventude do Ceará já está participando. Na noite da terça-feira de Carnaval, centenas de jovens aguardavam com emoção a chegada da Cruz, vinda da paróquia do distrito de Flores, no MUnicípio de Russas.

O largo da Igreja Matriz em Limoeiro ganhou um movimento atípico para o período: muitos jovens reunidos pela fé. Crianças e idosos também receberam o símbolo, tocaram, ajoelharam-se, fecharam os olhos... "Eu mais agradeci do que pedi. O que a gente pede é proteção. A gente pede é para poder ter saúde para sempre poder agradecer a Deus", afirma Idalina Nogueira, de 65 anos, admirada com a quantidade de jovens que ali estavam, em plena terça-feira de carnaval.

"A presença em pleno carnaval é sobretudo um grande ato público de fé e certamente as pessoas pedem o aumento da mesma, que é muito necessária nesse novo paganismo, mundo de cabeça pra baixo e sem o Deus verdadeiro, só adorando os ídolos do ´ter´, ´poder´ e ´prazer´", comenta o monsenhor João Olímpio, da Paróquia de Flores (Russas). O padre João vibrou com a passagem da cruz peregrina, especialmente com a mobilização dos jovens.

Nossa Senhora
A cruz é acompanhada de outro símbolo religioso, o Ícone de Nossa Senhora, que é uma cópia de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica já construída para Maria, a Basílica de Santa Maria Maior. "Hoje eu confio a vocês o ìcone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas", afirmou o Papa João Paulo II no ano de 2003.

"A passagem da cruz e do ícone de Nossa Senhora foi um momento de união e fortalecimento da fé. A participação do povo de Deus, do começo ao fim, foi muito fervorosa e contagiante. Este evento deixou marcas que ficarão para sempre no coração", admite o jovem Elizeu Silva, que celebrou a passagem da cruz pela paróquia de Flores, no Município de Russas.

Roteiro da fé
A Cruz Peregrina e o Ícone de Maria passaram pelas Dioceses de Sobral e Limoeiro. Hoje estão no Crato e seguirão para as Dioceses de Iguatu (26 e 27 de fevereiro), Quixadá (28 de fevereiro a 1º de março), Arquidiocese de Fortaleza (1º a 3 de março), Dioceses de Crateús (4 a 6 de março), Itapipoca (6 a 8 de março) e Tianguá (9 e 10 de março).

"Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento". Dito isso em coro, crianças, jovens e idosos se fazem jovens de espírito e seguem em cânticos com os olhos brilhantes no símbolo cultural da presença do Deus Vivo.

Ontem, em Limoeiro do Norte, dezenas de jovens passaram a madrugada inteira acordados em vigília, em nome da cruz. Em nome de Deus.

REPÓRTER: MELQUÍADES JÚNIOR
Fonte: Diário do Nordeste-Regional