ao vivo

Maternidade
HGF realiza sessão de fotos para incentivar aleitamento


O início da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que vai de 1º a 7 de agosto, foi marcado com evento comemorativo, na manhã de ontem, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). A prática foi salientada como um ato capaz de prevenir doenças e até de desenvolver a inteligência e sociabilidade das crianças.

Mães foram fotografadas em evento que abriu a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que começou ontem e segue até 7 de agosto

As mães foram fotografadas amamentando e receberam porta-retratos com suas imagem, para que se lembrem do momento por toda a vida. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) organizou a Semana, que terá o tema "Amamentar hoje é pensar no futuro". Após as falas do secretário da Saúde, Arruda Bastos, o diretor do HGF, Zózimo Medeiros, e de pessoas ligadas ao Núcleo de Aleitamento Materno da unidade, aconteceu o primeiro "mamaço" do Estado.

A palavra, que soa engraçada, corresponde a um momento que já aconteceu em outras s Estados do País. No Ceará, o momento em que todas as mães presentes deram de mamar foi registrado pela primeira vez com alegria e entusiasmo das participantes. "Nós queremos mostrar a importância deste momento histórico. A ciência nos prova, a cada dia, mais benefícios dessa amamentação. Além dos efeitos já conhecidos, agora, se sabe que o leite materno ajuda na área psicológica, tornando o bebê um adulto mais inteligente e menos violento. E isto se consegue simplesmente pelo vínculo afetivo entre mãe e filho", afirmou o secretário Arruda Bastos.

A mãe de gêmeas recém-nascidas Michelly Ramos disse que para ela, este é um cuidado imprescindível. "Quando a gente dá de mamar, está dando mais que alimento, está dando carinho. É importante conseguir, porque nós precisamos nos esforçar quando somos mães".

No dia 20 de agosto, um banco de leite humano será inaugurado no HGF. O secretário Arruda Ramos lembrou da necessidade de que as mães façam doações, ressaltando que o objetivo é reduzir a mortalidade infantil.
FOTO: MARÍLIA CAMELO
Fonte: Diário do Nordeste/Cidade